terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pentáculo


O pentáculo é um instrumento circular com um pentagrama (pentagrama é uma estrela de cinco pontas) no centro, simboliza a terra e geralmente é feito de argila, madeira, pedra, cortiça, metal ou qualquer outro produto derivado da terra. Varias pessoas o usam de formas variadas, voltado para cima possui vários significados, como domínio da mente sobre a matéria, onde a ponta voltada para cima representa o praticante e as demais os elementos. Quando ficamos em pé com os braços e as pernas abertos parecemos uma estrela, então pode significar também o macrocosmo no ser humano. Muitos Satanistas o utilizam de cabeça para baixo, representando assim sua religião, isso não significa que dessa forma seja ruim ou uma coisa pertencente ao mal, porem o meu conceito sobre o símbolo dessa forma é muito bem interpretado por Dorothy Morrison, no livro A Arte que ela fala da preferência de usar de cabeça para cima, pois prefere viver a vida em pleno comando dos quatro elementos ou qualquer outra coisa que cruze o seu caminho, à vive-la como um avestruz com a cabeça enterrada na areia.
Apesar do pentáculo, ser representado pelo elemento Terra, o seu sentido ser o Norte, sua cor ser o verde e representar o masculino e feminino. O pentagrama por sua vez tem um significado diferenciado.
O pentagrama é uma estrela de cinco pontas, onde cada uma delas possui uma cor diferente, um elemento diferente e por decorrência um sentido diferente. Por isso a seguir descreverei cada um dos cinco elementos representados no pentagrama.

Elemento: Ar.




Sentido: Leste
Corpo: peito e pulmão
Cor: Amarelo
Diferente dos demais elementos, geralmente esse elemento não pode ser visto, porem pode ser sentido e nem por isso deixamos de acreditar que o mesmo exista. Ele pode ser seco ou úmido, tem uma relação especial com os elementos fogo e água, alimentando o fogo e tornando-o mais forte ou mudando a densidade da água, transformando-a em neve, granizo, neblina e chuva. Atua como um mediador entre esses dois elementos (Como uma ponte mediadora ou solo elétrico.) assim eles podem se misturar e formar o vapor, fumaça e raio.
Representado pelos Silfos, Sílfides, Fadas, Elfos, Harpia, serpente do mar, entre outros seres.

Silfos ou Sílfides são de tradição ocidental. São belos e podem assumir tons de violeta e rosa. Eles que modelam as nuvens, podem ser nocivos se seres humanos usarem seus conhecimentos para o mal, punindo-os por isso. São geralmente representados por dentes de leão.

Fadas são representadas pelos mitos célticos, anglo-saxões, germânicos e nórdicos. São geralmente conhecidas como fêmeas dos Elfos. Segundo Schoereder o nome fada vem do latim fatum, que significa destino. Intervêm de forma mágica no destino das pessoas. Podem ser pequenas ou chegar ao tamanho humano, possui asas como as de libélula.

Elfos são seres da mitologia nórdica, que aparecem com freqüência na literatura medieval européia. Também chamados de Elfos da Luz ( Ljosalfr). São belos e luminosos e mágicos. A palavra Sol na língua nórdica era Alfrothul (Raio Élfico). São representados como jovens de grande beleza, vivem nas florestas, são sensíveis, possuem longa vida, ligados a natureza, ótimos arqueiros.

Harpias são representadas na mitologia grega como aves de rapina com rosto de mulher e seios. Na história foram enviadas para punir o cego rei trácio Fineu, roubando sua comida. Muitos acreditam também que na verdade eram mulheres com asas, bico e pés de pássaros. Eram irmãs de Íris, filhas de Tifão e Equídina. Possuíam os nomes de: Aelo (a borrasca), Ocípete (a rápida no vôo) e Celeno (a obscura).

Elemento: Fogo.




Sentido: Sul.
Corpo: cabeça, pescoço, ombro e braços.
Cor: Vermelho.
O vendo traz a vida, sentindo-o no fogo das ardentes paixões e dos enamorados. Podemos vê-lo nas faíscas e na dança das labaredas, o ouvimos no estalar da madeira da fogueira. Atuando similarmente a eletricidade podemos dizer ser um fluido elétrico.
Representado pelas Salamandras, Boitatá, Fênix, Dragão, Quimera, entre outros.

Salamandra parecem bolas de fogo que podem atingir seis metros de altura. Suas expressões são rígidas e severas, quando percebidas.







Boitatá vem da junção das palavras tupis mboi e tatá, que significa cobra de fogo, fogo da cobra, forma de cobra ou coisa de fogo. É representada por uma gigantesca cobra de fogo que protegem os campos contra aqueles que o incendeiam. Vivem nas águas e queimam aqueles que põem fogo nas matas e florestas transformando-se em uma tora em brasa.

Fênix com penas brilhantes, douradas e vermelho-arroxeadas, pode ser do mesmo tamanho ou maior que uma águia. Construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra, quando sentia sua morte se aproximar, cujo nas chamas da pira morria queimada. Das cinzas ela reerguia em uma nova fênix, colocava as cinzas da sua progenitora em um ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis, onde os colocava no altar do Sol. Conta o mito que suas cinzas podiam ressuscitar um morto.

Dragão ou dragos (do grego drakôn ou drákon, usado para definir grandes serpentes) são representados semelhantes a imensos lagartos ou serpentes muitas vezes com asas, poderes mágicos e hálito de fogo, dependendo da região, pois em diversas culturas existem a personificação do dragão, porém em todas as suas características se diferem uma das outras.

Quimera costuma ser representada com cabeça e corpo de leão, porém com mais duas outras cabeças, uma de dragão e outra de cabra ou até mesmo com uma única cabeça de leão, porém seu corpo de cabra com a cauda de serpente e com a capacidade de soltar fogo pelas narinas. Devido a esse ser mitológico o termo quimerismo e seu adjetivo quimérico se referem a algo que não passa de fruto da imaginação, ilusão, sonho.

Elemento: Água.




Sentido: Oeste.
Corpo: abdome e emoções humanas.
Cor: Azul.
A água é fria e por esse elemento não é positivo como o elemento fogo, podemos vê-la nos movimentos da maré e a sentimos a força na correnteza do rio, possui um fluido magnético forte.
Representada pelas Ondinas, Sereias, Hidra, Hipocampo entre vários outros.

Ondina é pequena, sua pele é branca, os cabelos compridos e caídos para traz, ela usa uma pequena grinalda ao redor da cabeça. Geralmente está em grupo e aproveitam ao Maximo a força magnética da água. Quando um humano toca um instrumento musical nas margens de rios, lagos ou mares elas estarão ali se divertindo.

Sereia parte mulher e parte peixe as sereias são lindas e cantam com doçura. Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore. Segunda as lendas o único jeito de derrotar uma sereia é cantando melhor que elas. Porem como Franz Kafka escreveu no conto O silêncio das sereias em 1917, “As sereias, porém possuem uma arma mais terrível do que seu canto: seu silêncio.”.

Hidra de Lerna um animal da mitologia grega, que morava no pântano de Lerna, possui varias cabeças de serpente, variando entre 7 a 10 dependendo da versão. As cabeças se regeneravam, ou seja, se fossem cortadas eram regeneradas, sendo que uma das suas cabeças era imortal, seu corpo de Dragão.

Hipocampo faz parte da mitologia Fenícia e Grega onde hippos seria cavalo e kampi seria monstro, representado como na parte anterior um cavalo e na posterior como uma cauda de peixe escamoso, como um cavalo-marinho.




Elemento: Terra.




Sentido: Norte.
Corpo: Pés, pernas e intestinos.
Cor: Verde.
Todos os elementos estão contidos nesse através de suas formas solidas, como pedra, larva e geleiras. Ela é independente dos demais elementos, porem combinando-os determina a consistência do solo, tornando-o rico, úmido, quente e poeirento. Seu fluido é o eletromagnético.
Representada por Gnomos, Duendes, Ninfas, Dríades, Anões, Sacis, Faunos, Curupiras e outros.

Gnomos são espíritos de pequena estatura, usam barretes vermelhos e barbas brancas, trajam geralmente túnicas azuis ou de cores suaves. Sua origem vem da cultura da antiga Escandinávia. Tem capacidade de penetrar em todos os poros da terra, simbolizam o ser invisível que através do inconsciente ou da imaginação e visão onírica tornam visíveis os objetos e materiais desejados.

Duendes são pequenos e possuem grande apreço pela musica, pelo canto e por bailes, podem viajar pelas dimensões, são considerados emissários e operários etéros do fluxo de energia vital, são pequenos, pois é a aparência que eles podem adquirir voluntariamente para tornarem-se visíveis aos olhos humanos.

Ninfa deriva do grego nimphe que pode significar noiva, velado, botão de rosa dentro outros. São espíritos alados, espíritos da natureza, habitantes dos lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas. O mundo Helénico prestava grande devoção e homenagem, de acordo com a mitologia grega Hérmia era a rainha das Fadas e Ninfas.

Dríade ou Dríada de acordo com a mitologia grega era uma Ninfa associada aos carvalhos. Cada Dríade nascia junto com uma determinada árvore, vive na árvore ou próxima a ela. Se sua arvore era cortada ou morta a Dríade morria também.

Anões descendem dos mitos e lendas nórdicas e germânicas , não são belos, mas possuem uma grande inteligência superior, muitos conhecem o futuro e usam grandes barbas. Nasceram dos vermes que rodeiam o cadáver do gigante Ymir, mas alguns contam que surgiram dos ossos e do sangue do gigante Blain.

Saci é o duende mais popular do Brasil, sua lenda é mais centrada no Sul, no Centro e no Norte, ora é visto na forma de um pequeno tapuio, sozinho ou com uma horrível megera, ora como um negrinho unípede de barrete vermelho, mais pode ainda vim disfarçado de uma ave. Apresenta-se somente com uma perna, pois sua lenda surgiu na época dos escravos que geralmente os fugitivos tinham seus membros esquartejados quando capturados, protetor das florestas e dos viajantes perdidos que respeitavam a natureza.

Fauno do latim faunus ou também fatuus que significa destino ou profeta vem da mitologia romana. Fundiu-se com outras culturas e hoje tem sua representação como um ancião de barba longa, coberto por pele de cabra muitas vezes segurando uma cornucópia, depois de um tempo passou a ter patas de bode, chifres caudas e cascos, todos mortais porem longevos.

Curupira vem das lendas indígenas, possui varias formas. Na maioria das vezes, apresenta-se como um menino de cabelos vermelhos, peludo com os pés virados para trás é capaz de imitar a voz humana. É protetor de animais, considerado o Senhor das Árvores.

Elemento: Akasha.




Sentido: Todo ou nenhum, centro do universo.
Corpo: Aura humana e o cérebro.
Cor: Branco ou Roxo.
Como primeiro elemento é dele que origina os demais. Chamado também de Éter ou por Espírito. Sem esse elemento é provável que o plano espiritual e o mundano não existiria da maneira que conhecemos hoje. Para algumas pessoas é muito difícil crer em um elemento que não podemos ver, sentir, cheirar ou até mesmo tocar, porem ele está ali interagindo com os demais inclusive com nós mesmos para o equilíbrio.

Em minha opinião, o pentáculo representa uma proteção ou até mesmo uma união dos cinco elementos. O pentáculo é geralmente usado como símbolo de proteção por praticamente todos os wiccanos. Seu símbolo possui um circulo e no seu interior os cinco elementos e geralmente, quando um circulo é traçado seria justamente para proteção daquilo que encontra-se dentro dele, como exemplo um circulo para ritual. Devido a isso quem carrega um pentagrama junto ao seu corpo está protegido, pois com o quinto elemento (ou primeiro) simbolizando o Akasha da pessoa e estando permanentemente dentro do circulo a pessoa sempre estará protegida, se não fizer nada de errado que atormente algum dos protetores Elementais ou os próprios Deuses.

Bibliografia:
Livro: “A Arte” da autora Dorothy Morrison
http://pt.wikipedia.org/wiki/Silfos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fadas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elfos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Harpia_(mitologia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boitat%C3%A1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salamandra_(elemental)
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%AAnix
http://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quimera
http://www.terra.com.br/esoterico/monica/colunas/2005/05/04/000.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sereia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidra_de_Lerna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocampo_(mitologia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnomos
http://www.rosanevolpatto.trd.br/duendesfadas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ninfas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dr%C3%ADades
http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%B5es_(mitologia)
http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendasaci1.htm
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=881614
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauno
http://www.rosanevolpatto.trd.br/Curupira.html

3 comentários:

  1. Amorzauuummmm...
    Seu post ficou grandãooo... mas eu achei muito legal... *-*
    Várias coisas que eu não sabia... e outras que vc já tinha me contado... xD
    Te amo muitooooo...
    Ashimuitooooooooooo!!!
    s2s2s2s2 lambi s2s2s2s2

    ResponderExcluir