quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Thor e sua jornada a Utgard




Falando um pouco sobre Mitologia Nórdica, não entendo muito sobre essa Mitologia, mais estou buscando mais sobre ela, assim que encontrar posto também. Uma amiga minha, a Aline, que eu amo muito, me passou um pequeno trecho do livro que ela está lendo, Lih, termina logo de ler o livro e me empresta. =P
Aqui vai o texto:


O Deus do Trovão




Thor



"... E tu, trovão arrasador, deita por terra a densa rotundidade do mundo!
Parte as entranhas da natureza, que jorrem para fora todos os germes que tornam os homens ingratos."
- Shakespeare, Rei Lear, III, ii.


A Jornada de Tor a Utgard


Fora de Asgard existiam outros poderes que possuíam grande força e sabedoria, e que tinham de ser respeitados pelos deuses.
Vemos isso na história de como o próprio Tor foi ludibriado e de nada lhe serviu seu grande poder. Um dia ele saiu em companhia de Loki. Quando pararam em uma fazenda para comer, Tor matou os próprios bodes que puxavam sua biga para devorá-los. Após a refeição, ele espalhou os ossos dos bodes sobre suas peles, ergueu o martelo Mjolnir e os abençoou; no mesmo instante, os bodes se levantaram, plenamente vivos de novo. O filho do fazendeiro, porém, sem pensar direito, tinha quebrado o osso de uma das pernas para pegar o tutano, e o bode ao qual pertencera ficou manco. A ira de Tor era terrível de ver, e o fazendeiro, em pânico, ofereceu-lhe seus dois filhos, Tialfi e Roskva, para serem seus servos.
Os quatro prosseguiram, então, até a terra dos gigantes. Viajaram o dia todo através de uma imponente floresta, e à noite chegaram a uma enorme edificação com uma ampla abertura em um lado. Foram tateando até entrar e lá dormiram; mas antes do amanhecer, houve um grande terremoto e a construção tremeu. Aterrorizados, eles passaram para um saguão e descobriram uma abertura que dava para uma passagem à direita. Lá eles se sentaram, assustados, enquanto Tor vigiava a entrada com seu martelo, e a noite toda eles ouviram um rosnado do lado de fora.
Quando clareou, eles se aventuraram a sair e encontraram um enorme gigante, deitado não muito longe dali. Perceberam que o rosnado era causado pelo seu ronco. Tor colocou o cinto da força, mas nesse momento o gigante se levantou e, tão enorme ele era, Tor não estava preparado para brandir seu martelo. O gigante disse que se chamava Skrymir, "Grande Sujeito", e apanhou o que eles achavam que era uma edificação, mas acabou revelando ser sua luva, com o polegar projetado para fora, à direita, formando a passagem onde eles tinham se abrigado.
O gigante disse que poderiam viajar juntos, e sugeriu que pusessem todas as provisões em uma única sacola, que ele carregaria. Seus grandes passos deixavam muito à frente dos outros, e à noite eles os encontraram esperando sob um carvalho. Ele se deitou para cochilar enquanto o grupo foi preparar o jantar. Mas quando Tor tentou abrir a sacola, não conseguiu, por mais que tentasse. Furioso ele bateu na cabeça de Skrymir com o martelo. O gigante só abriu os olhos e perguntou tranquilamente se uma folha tinha caído nele. Acabaram indo dormir sem jantar, e novamente o ronco de Skrymir lhes incomodava os ouvidos. Tor bateu nele com o martelo uma segunda vez, mas a reação do gigante foi perguntar se uma bolota havia caído em sua cabeça. De madrugada, enquanto o gigante ainda dormia, Tor bateu-lhe uma terceira vez, e dessa vez a pancada foi tão forte que o martelo afundou no cabo. O gigante levantou-se e disse que um pássaro devia ter derrubado algo sobre ele do alto da árvore. Ele se despediu do grupo, alertando Tor para se comportar o melhor que pudesse ao chegar a Utgard, onde havia sujeitos muito maiores do que ele. O gigante afastou-se em meio à mata e, para grande alívio do grupo, não foi mais visto.
Eles chegaram a Utgard ao meio-dia, e viram que o lugar não era menor do que lhes tinham feito acreditar. Na verdade, era tão grande que conseguiram entrar apertando-se entre as grades do enorme portão. No saguão estava o rei, Utgard-Loki. Quando finalmente notou seus frágeis visitantes, ele não foi muito cortês nas boas-vindas, mas perguntou se eles tinham algum presente especial que pudessem mostrar diante da companhia. Uma série de testes de força se seguiu, na qual Tor e seus companheiros não foram tão bem quanto poderia ser esperado.
Primeiro, Loki participou de uma competição de comida com um homem chamado Logi. Ele foi completamente derrotado, pois, embora tivesse devorado toda a carne que lhe dessem, Logi engoliu também os ossos e o cocho onde fora colocada a comida. Em seguida, Tialfi, que era um corredor muito rápido, disputou corridas com um rapaz chamado Hugi, mas este chegara ao fim do percurso e voltara a ponto de encontrar Tialfi todas as vezes. Em seguida, Tor demonstrou sua força em um concurso de bebida. Tor recebeu um enorme corno do qual deveria beber tudo facilmente, mas após três tentativas ele percebeu que o nível do líquido só tinha baixado um pouco da borda. Logo depois, o rei sugeriu que tentasse o feito de levantar o gato do chão. Um grande gato cinza pulou à sua frente, e Tor o agarrou pelo meio do corpo, exercendo toda a sua força, mas só conseguiu erguer uma das patas do animal. Finalmente, Utgard-Loki chamou sua mãe adotiva para lutar com Tor. Ela parecia uma velha decrépita, mas Tor, com todo o seu poder, não conseguiu derrubá-la. Quando, porém, ela o agarrou, forçou-o a se ajoelhar antes que o rei parasse o conflito.
O deus embaraçado e seus companheiros foram tratados, então, com uma esplêndida hospitalidade, e passaram a noite lá. Na manhã seguinte, o próprio Utgard-Loki os escoltou até o portão, e quando todos já estavam em segurança do lado de fora, revelou a verdade. Tor e seus companheiros tinham sido enganados por uma sagaz magia, alterando a aparência das coisas. As três pancadas desferidas em Skrymir - que na verdade era o próprio Utgard-Loki - tinham atingido a terra, e o martelo de Tor deixara três grandes buracos na colina que o gigante tinha interposto entre ele e o deus irado. A sacola que eles não conseguiram abrir fora lacrada com tiras de ferro. E quanto às competições no palácio, não tinham sido o que pareciam. O oponente de Loki era Logi (fogo), que consome todas as coisas mais rapidamente do que qualquer homem ou deus. Tialfi tinha disputado uma corrida contra Hugi (Pensamento), mais rápido que um homem em fuga. O corno oferecido a Tor tinha uma extremidade no oceano, e os grandes goles que ele bebera tinham diminuído o nível do mar até a maré baixa. O gato era, na realidade, o antigo monstro, a serpente do mundo, de modo que todos ficaram aturdidos ao ver que a força de Tor era grande o suficiente para movê-la, pelo menos um pouco, das profundezas do mar. Sua adversária na luta não era outra senão Elli (Velhice), que pode derrubar até os mais fortes. Quando descobriu que tinha sido enganado, Tor, em sua fúria, brandiu o martelo, pretendendo destruir toda a fortaleza; mas ao fazer isso, ela desapareceu, e o grupo se viu sozinho na planície.

Retirado de: Deuses e Mitos do Norte da Europa, de H. R. Ellis Davidson. Editora Madras. P. 26, 27, 28 e 61


Loki



Algumas observações com relação ao texto:
Thor: pode ser escrito de varias formas, deixei como Tor, pois no livro ao qual o texto foi retirado assim o foi colocado, porém as formas que encontrei (com a ajuda da minha amiga Cécile) para nomear esse Deus são: Thor, Thunor, Donar, Donner (trovão em alemão), Punor, e Perkun. E como ela falou a melhor maneira de comprovar a sua escrita é quinta feira em inglês = Thursday, em alemão = Donnerstag = dia do trovão, dia de Thor.
Corno: é um chifre, oco por dentro dando a idéia de um copo, no qual era depositada a bebida.
Biga: estilo uma carroça, para quem assistiu ao filme com Brad Pitt, é aquela carroça pequena puxada por cavalo onde ele andava em pé.

Um comentário:

  1. Nossa... não conhecia essa história, Amorzaummmm.... gostei muitooooo.... *-*
    Não conheço muito sobre a Mitologia Nórdica... mas o pouco que eu conheço acho demais... ^^
    Te Amo Muito, Amorzaummm... MUITOOOOO!!! *-*
    Mais um post fantástico do seu Blog....

    S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2

    ResponderExcluir